terça-feira, 7 de junho de 2011

Ênfase nas daminhas e pajens...

Todo mundo concorda que em um casamento o momento de maior destaque é a entrada da noiva na igreja, mas vamos combinar que um dos momentos mais fofos é a hora da entrada da daminha e do pajem.

Para quem não sabe eu vou esclarecer... A daminha entra logo atrás do pajem, carregando uma cestinha com pétalas de rosas, que vai espalhar no cortejo de entrada da igreja.
O número de damas fica a critério da noiva. Convidar apenas uma, dependendo da idade pode não ser uma boa idéia por que a criança pode ficar acanhada. Se tiver a presença de outras crianças, ela com certeza se sentirá mais segura, e caso alguma delas desista de entrar você sempre terá outras opções.

Tudo deve ser explicado à daminha com bastante antecedência. Desta forma a criança vai ficar mais tranquila. Ensaiar em casa pode ser uma boa alternativa! Lembre-se que os pais devem sentar próximos ao local onde a dama vai ficar, ou seja, nas cadeiras lá da frente para dar mais segurança. Lembre-se que quando for organizar o cortejo de entrada o pajem entra primeiro, carregando sempre a almofada com as alianças, logo em seguida vem a daminha com sua cestinha. Se for apenas um de cada, eles entram e se posicionam do lado esquerdo da igreja. Agora, se você tiver mais de um, pode formar pequenos casais para entrarem juntos, ficando um de cada lado da igreja.


Existe uma pequena diferença entre damas e daminhas. As damas de honra geralmente são moças entre 13 e 24 anos, hoje em dia poucos casais optam por ter damas de honra, esse papel é desempenhado pelas madrinhas. Quando se tem damas de honra, o vestido deve acompanhar o estilo do vestido da noiva, geralmente a noiva escolhe um modelo para todas. Deve ser em tons claros como lilás ou salmão. Todas as damas devem usar o mesmo tipo de arranjo e penteado, e o mesmo buquê.
Já as daminhas geralmente tem de 3 à 8 anos, podendo vestir trajes brancos, pérolas, tons pastéis, lilás. Caso a cerimônia aconteça pela manhã, pode até ter um pouco de estampa, se for realizada à noite, prefira as rendas e detalhes em cetim. Evite usar luvas longas e os sapatos devem ser da cor do vestido. Os pajens vão sempre de terninhos tons escuros e camisas brancas, o sapato deve ser de amarrar e de verniz.


A presença de damas e pajens é dispensável, fica mesmo a escolha da noiva, mas é bem fofo ter a presença dos pequenos entrando antes da noiva, vai no mínimo embelezar sua festa.








Abraços, 
Talitha.



Nenhum comentário:

Postar um comentário